Rebelião no Pará deixa um agente penitenciário e 19 presos mortos

A unidade prisional foi invadida por criminosos que queriam resgatar outros detentos.
Uma rebelião no no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III) deixou vinte mortos na tarde desta terça-feira (10), segundo informa a secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). Uma das vítimas é um agente penitenciário.

A unidade prisional foi invadida por criminosos que queriam resgatar outros detentos. Os nomes das vítimas não foram divulgados. De acordo com o G1, outros quatro agentes penitenciários ficaram feridos.

O presídio é uma das unidades do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, que fica na Região Metropolitana de Belém. Uma tentativa de invasão aconteceu por volta das 13h, quando um grupo externo fortemente armado tentou entrar na penitenciária para resgatar presos.

Uma equipe da Força Tática da Polícia Militar foi designada para o presídio. No local foram apreendidos dois fuzis, três pistolas e dois revólveres.

“De acordo com informações preliminares, os presos também tinham armas dentro do presídio. Na tentativa de resgate foram utilizados explosivos contra um dos muros do solário do Pavilhão C. Neste momento, ocorreu então intensa troca de tiros entre a equipe que efetuava a tentativa de resgate em apoio externo, parte dos custodiados e a equipe do Batalhão Penitenciário”, explicou a secretaria.