FRONTEIRA: Polícia encontra mais de 330 quilos de cocaína em avião que caiu no PR

Polícia encontra mais de 300 quilos de cocaína em avião que caiu no PR
Pasta base de cocaína estava escondida no tanque de pulverização.
Monomotor caiu em Querência do Norte e piloto desapareceu em uma mata.
Luciane Cordeiro
Do G1 PR

Avião que caiu em Querência do Norte, no sábado (14), transportava 384 quilos de pasta base de cocaína (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
A Polícia Militar encontrou mais 324 quilos de pasta base de cocaína no avião monomotor que caiu em Querência do Norte, no noroeste do Paraná, no sábado (14). A droga estava escondida no tanque de pulverização da aeronave. Logo depois da queda, 60 quilos de cocaína já haviam sido encontrados por policiais militares do lado de fora do avião.

“Possivelmente, quem carregou a droga não calculou direito a quantidade de combustível necessária para a viagem”, explicou o delegado Alysson Tinoco.

No total, foram apreendidos 384 quilos de pasta base de cocaína. Conforme Tinoco, se esse carregamento chegasse a ser comercializado o grupo criminoso arrecadaria cerca de R$ 9 milhões.

“Essa droga não pertence a qualquer quadrilha. Pelas embalagens dos tabletes, a cocaína é de uma organização criminosa muito forte e que tem ampla atuação no Brasil. É inevitável que há um local específico na região de Querência do Norte que é utilizado pelos traficantes para reabastecer”, pontua o delegado.

O piloto do avião desapareceu após o acidente. A Polícia Civil já sabe que o suspeito andou até uma rodovia e chamou um táxi. Ao ser interrogado, o taxista contou que mesmo ferido, o homem pediu que o deixasse em uma estrada localizada perto de uma mata. De lá desapareceu. Não há registro de entrada de nenhuma pessoa ferida em hospitais ou pronto-atendimentos em cidades da região.

No fim da tarde deste domingo (15), a Polícia Civil conseguiu autorização da Justiça e incinerou a droga. Devido ao perigo de se manter essa quantidade de cocaína apreendida, a Polícia Militar fez a segurança do entorpecente até a incineração do entorpecente.

“A pasta base de cocaína é a mais pura, e é muito cara. Fizemos um esquema de segurança para evitar qualquer problema. Pode haver um interesse do crime organizado em querer arrematar esses 384 quilos”, enfatiza o delegado.

O avião deve ser retirado da fazenda ainda neste domingo e depois será encaminhado ao pátio da Delegacia da Polícia Civil em Loanda. Alguns equipamentos da aeronave foram encaminhados à Polícia Federal em Maringá para serem periciados.

Rota do tráfico de drogas
Com a intensificação de fiscalizações das polícias em Guaíra, no oeste, em Altônia, no noroeste, para evitar o tráfico de drogas, o fluxo de drogas migrou para a região de Querência do Norte. De acordo com o delegado, há dois anos as polícias Civil, Militar, Ambiental e a Divisão de Narcóticos tem apreendido de 500 kg a uma tonelada de droga por mês na região. Reflexo de que o crime organizado está utilizando outra rota.

“O estado já percebeu a necessidade de investimento em segurança na região, e tem realização ações nesse sentido. Mas, o que impressiona, é que nunca tínhamos apreendido uma aeronave carregada com drogas em Querência. Só tínhamos registro de transporte por barco, balsa ou carro”, concluiu o delegado Alysson Tinoco.

SHOPPING CHINA
PUBLICIDAD;
A história do Shopping China é marcada por muito trabalho e tradição e, este mês estamos completando mais um ano de existência!