Dono de fazenda onde helicóptero pousou com cocaína é preso por tráfico de drogas

Dono de fazenda onde helicóptero pousou com cocaína é preso por tráfico de drogas ao lado de ‘cartola’ do ES
Ele e outras seis pessoas foram presas durante uma operação da PF contra o tráfico. Entre os presos também estava o presidente eleito da Desportiva, Edney Costa.





=========================

O dono da fazenda onde o helicóptero dos Perrella pousou com cocaína, em Afonso Cláudio, região Serrana do Espírito Santo, no ano de 2013, foi um dos sete presos por tráfico de drogas nesta quarta-feira (6), no Porto de Vila Velha, Grande Vitória, em uma operação da Polícia Federal. Entre os detidos também estava o presidente eleito da Desportiva, Edney Costa.
“Nesse caso de 2013, teve envolvimento com um helicóptero que era de um político e isso tumultuou um pouco aquela investigação e aquele caso. Por conta disso, algumas pessoas ficaram soltas. Mas o fato é que de 2013 para cá, quatro anos depois, conseguimos prender esse indivíduo porque ele estava no galpão, na hora da colocação da droga”, explicou delegado-chefe da Delegacia de Repressão a Drogas da Polícia Federal, Leonardo Damasceno.
Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu cerca de 250 kg de cocaína, escondida no interior de um contêiner com carga de milho. A droga seria enviada para a Espanha e valeria cerca de R$ 17 milhões de dólares. “É uma atividade altamente lucrativa e eles se arriscam em fazer isso aí”, disse o delegado.
Segundo a PF, o grupo era formado pelo dono da fazenda e portuários, que facilitavam o transporte da droga pelo terminal de contêineres de Vila Velha, e dois homens, um do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul.

FM CAPITANBADO
PUBLICIDADE.
FM CAPITANBADO já tem o seu próprio APP , sua radio para Android , instalem, comente e avalie o aplicativo para assim ir melhorando.
– FM Capitán Bado: 24 HORAS CONECTADO CONTIGO.
BAIXE AQUI. http://migre.me/q2ZKp

“A gente teve algumas apreensões esse ano no local, que chamou a atenção para a utilização do nosso porto para a exportação de cocaína. Começamos a apurar pessoas que poderiam ter envolvimento com essa atividade, semana passada nós estávamos acompanhando uma dessas pessoas, quando ele se encontrou com um indivíduo que já era conhecido da delegacia, que já foi indiciado e responde. Um indivíduo que teve envolvimento no caso famoso do helicóptero”, explicou o delegado.
Os trabalhadores do porto que participavam do esquema davam informações privilegiadas para que o transporte das drogas fosse feito.
“Houve troca de dinheiro, vários encontros, esses indivíduos desviaram um contêiner que deveria ter ido para o terminal de Vila Velha, mas foi levado para um galpão, onde o lacre foi rompido e colocado a droga dentro. Depois disso, eles usaram um lacre clonado para levar o contêiner de novo”, completou.
A PF ainda não sabe dizer há quanto tempo a quadrilha agia, mas essa apreensão consolida o Espírito Santo como principal rota de exportação de cocaína no Brasil. A polícia disse ainda que não divulga o nome dos indivíduos.
Segundo a Polícia Federal, os presos foram encaminhados para o Sistema Penitenciário Estadual e o flagrante foi encaminhado para a Justiça Federal, em Vitória.
Caso helicóptero de cocaína
No dia 24 de novembro de 2013, a polícia apreendeu o helicóptero e a droga, e prendeu o piloto, o copiloto e dois homens que aguardavam a transação em uma fazenda em Afonso Cláudio, na região Sul do Espírito Santo.





=========================

A cocaína havia sido descarregada da aeronave e estava pronta para ser despachada quando aconteceu a prisão. Em dezembro, o governo manifestou interesse em usar o helicóptero.
Em abril de 2014, a Justiça Federal mandou soltar os quatro acusados de envolvimento no transporte da cocaína.
Foram soltos o piloto Rogério Almeida Júnior, o copiloto Alexandre José de Oliveira Júnior e os dois homens que teriam descarregado a droga: Robson Ferreira Dias e Everaldo Lopes de Souza.
Eles foram denunciados por tráfico e associação para o tráfico, mas respondem em liberdade. Também responde ao processo, o dono da fazenda, Elio Rodrigues, mas ele não ficou preso.
O deputado mineiro Gustavo Perrella, sócio da empresa dona do helicóptero, não foi citado na denúncia. Segundo a Polícia Federal, ele não tem envolvimento no caso. G-1





=========================