CAMPO GRANDE:Depois de motim, cinco lideranças são retiradas de presídio

Depois de motim, cinco lideranças
são retiradas de presídio da CapitalBatalhão de Choque encerrou vistoria em unidade às 13h30

Cinco detentas foram retiradas à força do presídio feminino Irmã Irma Zorzi, no bairro Coronel Antonino, na Capital, depois de princípio de motim na manhã de hoje. De acordo com o Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque), as mulheres são lideranças que atuavam na penitenciária e se negavam a deixar as celas.

No fim da manhã, sindicato que representa agentes penitenciários informou que motim começou depois que divisão entre duas celas foi quebrada pelas próprias detentas. Teria ocorrido desentendimento entre grupos rivais.

Equipes do Choque que vistoriaram o presídio, no entanto, negam que tenha ocorrido destruição e que duas celas estejam unificadas.

Assim que as equipes entraram na unidade, às 12h35, houve vistoria nas celas, mas cinco detentas que não tiveram identidade divulgada se recusaram a deixar as áreas. Foi necessário, segundo PM Vieira, do Choque, “procedimento de extração”, ou seja, as detentas foram retiradas à força.

Colocadas em viaturas, as mulheres serão levadas para delegacia. A vistoria dos policiais terminou por volta das 13h30.

As detentas envolvidas foram transferidas para outras unidades no Estado, mas o destino não foi revelado pela Agência Estadual Penitenciária (Agepen) por motivos de segurança.

Por outro lado, a Agepen nega que tenha ocorrido motim. Em nota, a agência informa que “a transferência de cinco internas, consideradas lideranças negativas, com o objetivo de impedir conflito entre grupos rivais, com base em informações previamente analisadas”.

A presença do Batalhão de Choque, segundo a Agepen, foi solicitada para auxiliar na transferências das internas. “Todos os procedimentos ocorreram sem nenhuma alteração e a rotina no presídio segue normal, inclusive com a realização de entrega de pertences por familiares, como acontece todas as quartas-feiras no presídio”.
CORREIO DOESTADO
*Atualizada às 15h06min

================================================================
CASINO AMAMBAY
PUBLICIDAD: