Polícia do RJ sabia de plano para resgatar traficante no Souza Aguiar

Fontes da polícia confirmaram à Globonews escutas que relatavam plano.
Um homem morreu e dois ficaram feridos durante ação neste domingo(17).

Fontes da polícia do Rio confirmaram à Globonews que tinham informações sobre a possibilidade da realização do resgate do traficante de drogas Nicolas Labre Pereira de Jesus, 28 anos, conhecido como “Fat Family” de dentro do Hospital Municipal Souza Aguiar, a principal unidade de emergência no Centro do Rio. A informação chegou por meio de escutas realizadas pela Delegacia de Combate às Drogas (Decod), da Polícia Civil. O Centro de Informação e Controle da secretaria de Segurança Pública foi informado sobre a ameaça e pediu reforço de policiamento.
Suspeito conhecido como ‘Fat family’ foi baleado no rosto (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Suspeito conhecido como ‘Fat family’ resgatado no
Souza Aguiar (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Ainda de acordo com a reportagem da Globonews, em um primeiro momento houve reforço de policiais na segurança do traficante, passando de um para quatro policiais militares. No entanto, na madrugada deste domingo havia dois PMs fazendo a segurança.
Secretaria diz que alerta funcionou
Em nota, a secretaria de Estado de Segurança (Seseg) esclarece que todo o fluxo de informações de alertas sobre um possível resgate de um preso custodiado no Hospital Souza Aguiar funcionou.
Segundo informações, na noite de quinta-feira, os primeiros informes chegaram à Coordenadoria de Comunicações e Operações Policiais da Polícia Civil (Cecopol), aos setores de Inteligência da Seseg e das polícias. A comunicação foi imediatamente repassada ao setor operacional responsável, o 5º Batalhão de Polícia Militar da Praça da Harmonia, para as devidas providências.
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, está reunido desde a tarde deste domingo no Gabinete de Gestão de Crise do Centro Integrado de Comando e Controle com todos os subsecretários da pasta e integrantes da Cúpula da Polícia Militar para discutir o caso, acompanhar as providências tomadas e estudar soluções sobre a questão da custódia de presos em hospitais públicos no Estado do Rio de Janeiro.
A ousada ação na madrugada deste domingo (17) foi realizada por um grupo de aproximadamente 25 homens. Eles chegaram ao hospital numa ação quase cinematográfica: em quatro motos e cinco carros e armados com fuzis, pistolas e explosivos.
mapa-tiroteio-rio-hospital-souza-aguiar
Durante o ataque, que aconteceu por volta das 3h15, o vigilante da Supervia, Ronaldo Luiz Marriel de Souza, 35 anos, que estava no hospital foi atingido e morreu no local. Um policial militar e um técnico de enfermagem, que trabalhava no hospital também foram baleados. O policial passou por uma cirurgia na manhã deste domingo. O técnico de enfermagem está internado em estado grave.
saiba mais
‘Questão de honra’, diz polícia sobre prender suspeitos de invasão no Rio
Suspeito de ser um dos líderes do tráfico no Santo Amaro é preso no Rio
O criminoso, conhecido como “Fat Family”, seria um dos chefes do tráfico de drogas no Morro Santo Amaro, no Catete, Zona Sul da cidade. Ele estava internado no Souza Aguiar desde a útlima segunda-feira (13) após ficar ferido em um confronto com a polícia.
fa_tfamily
A polícia civil informou que o suspeito é irmão do traficante Marco Antônio Pereira Firmino da Silva, o “My Thor”. Ele tem cinco anotações criminais por homicídio, além de tráfico e associação para o tráfico de drogas. “My Thor” também comanda o tráfico na comunidade do Santo Amaro.
A Polícia Militar informou que para entrar no hospital o grupo rendeu um ambulante e o fizeram de refém. Seis homens foram para o 6º andar da unidade para realizar o resgate. Um artefato, similar a uma bomba caseira, foi arremessado contra a um carro da polícia que estava no local.

A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil interditou o hospital para realizar uma perícia na unidade. Segundo os policiais, os criminosos se dividiram em dois grupos na ação. Enquanto uma parte esperava no pátio do hospital outros foram ao 6º andar e resgataram o traficante “Fat Family”. Por causa dos disparos, paredes e equipamentos dos hospitais foram atingidos.
O sargento da Polícia Militar Fábio Melo era um dos PMs que faziam a custódia do traficante( veja vídeo) .
“Graças a Deus eu consegui sair ileso. Consegui ajudar o meu amigo, que trabalha comigo. Mas, sabe como é, né? Nós estamos desprotegidos. Eu estou desprotegido, vocês estão desprotegidos. Toda a população”, desabafou o PM.
“Ação covarde”, diz DH
O diretor das delegacias de Homicídio do Rio, delegado Rivaldo Barbosa, estava no hospital acompanhando as investigações e afirmou que a polícia vai dar uma resposta a essa ação “covarde”.
O delegado disse que a polícia já tem informações seguras de quem seriam dois dos bandidos que invadiram o Souza Aguiar. A Polícia Civil agora analisa câmeras de segurança para tentar identificar outros criminoso. Muitos, porém, segundo testemunhas, estavam usando toucas ninjas.
“A Divisão de Homicídios, a Polícia Civil e a PM, vamos dar uma resposta a essa ação ousada e covarde”, disse Barbosa.

Segundo explicou o delegado, os criminosos entraram no hospital com armas de grosso calibre e pistolas, renderam dois profissionais da unidade saúde e foram direto para o 6º andar, onde funciona a ortopedia adulta.
A Polícia Civil agora analisa câmeras de segurança para tentar identificar outros criminoso. Muitos, porém, segundo testemunhas, estavam usando toucas ninjas.
A troca de tiros, de acordo com Barbosa, ocorreu fora do hospital. O delegado chamou de “exemplar” a ação dos PMs que faziam a custódia do traficante. “Agiram de forma protocolar” ao não trocarem tiros com os bandidos dentro do hospital.
O diretor das DHs também adiantou que a investigação da polícia vai ouvir pessoas que estiveram com Fat Family durante a semana.
“Vamos chamar todas as pessoas que visitaram o preso porque, o que causou perplexidade, é que os traficantes aqui estiveram, sabiam exatamente onde o ele estava”, ponderou.
Suspeitos estavam com explosivos
Um enfermeiro afirmou ao G1 que foi rendido por criminosos que invadiram o Hospital Municipal Souza Aguiar, para resgatar o traficante internado na unidade. Além do funcionário, outras pessoas também foram rendidas durante a abordagem.
“Achei que fosse morrer”, disse o enfermeiro que preferiu não se identificar. Ainda de acordo com ele, eram 3h10 quando os criminosos entraram na unidade municipal de saúde “muito bem armados”. “Tinham até granadas”, afirmou.
“Eles disseram para eu ficar quieto e que não iriam fazer nada comigo. Só perguntaram onde era a cabine de polícia”, contou o homem, que prefere não se identificar. Um vendedor ambulante que estava no local também foi usado como escudo pelos suspeitos.
Cartaz oferece recompensa por traficante resgatado no Souza Aguiar (Foto: Divultação/Disque Denúncia)
Cartaz oferece recompensa por traficante
resgatado no Souza Aguiar
(Foto: Divultação/Disque Denúncia
Recompensa de R$ 3 mil
O Disque-Denúncia divulgou na tarde deste domingo um cartaz oferecendo recompensa de R$ 3 mil por informações sobre a localização do traficante resgatado do hospital.
Quem tiver informações que possam levar a prisão do traficante, denuncie pelos seguintes locais: Whatsapp ou Telegram telefone (21) 96802-1650, pelo facebook https://www.facebook.com/procurados.org, e também pela mesa de atendimento do Disque-Denúncia (21) 2253-1177. O anonimato é garantido.
O traficante foi baleado no rosto durante troca de tiros com os agentes da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), na segunda-feira (13). “Fat Family” foi socorrido e levado para o Souza Aguiar.
Com ele foi apreendida uma pistola CZ, calibre 09mm, com carregadores e munições. Na mesma operação foram presos Fabiano Juvenal da Silva, vulgo Jabá, 26, e Luiz Alberto Araújo da Silva, vulgo “Da Lapa” ou “Bolão”, 27. Este último é indicado pelos agentes como o responsável por todos os pontos de venda de drogas na Lapa, região central da cidade. g-1