PF conclui que áudio de Joesley com Temer não tem edição, diz FSP

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, gravador usado por Joesley tem um dispositivo que pausa gravação em momentos de silêncio.

São Paulo – Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a perícia da Polícia Federal teria concluído que a gravação da conversa entre o empresário Joesley Batista, da J&F, e o presidente Michel Temer não foi editada.

Ainda de acordo com o jornal, segundo os peritos, o gravador usado por Batista durante o diálogo pausa a gravação automaticamente em “momentos de silêncio e retoma quando identifica som”, diz a publicação.
PUBLICIDADE:

NOSSO NOVO PATROCINANTE.
HOTEL ITALYAN’S
EM PONTA PORÁ – MS

No total, o áudio apresenta 180 interrupções que teriam sido classificadas como “naturais” pelos peritos.

Como é feita uma perícia criminal?

O perito criminal não trabalha sem solicitação. Portanto, é preciso que um interessado solicite a perícia. A partir desse momento, são três etapas de trabalho.

Primeiro, a oitiva, ou seja, uma audição preliminar, na qual alguns ouvidos treinados já podem detectar irregularidades. Depois, vem a análise pormenorizada, que é feita por meio de softwares especializados, que usam algoritmos para detectar alterações nas ondas sonoras.

Por fim, há a análise contextual, que avalia os diálogos e discursos, se o que está sendo dito tem sequência lógica. Este resultado gera um documento, o laudo pericial, que tem valor de prova.

Os governos têm um corpo de peritos oficiais que fazem parte da polícia ou de um órgão separado na segurança pública. Os peritos criminais federais, por exemplo, fazem parte da Polícia Federal. A perícia é uma das carreiras da PF. Nos estados, no entanto, a perícia nem sempre está ligada à polícia, varia de um para o outro.

Alguns modelos de gravadores param de gravar automaticamente quando há silêncio, e depois retomam a gravação quando alguém fala. Dá para diferenciar, na perícia, o que seria uma alteração normal do equipamento e o que é corte, edição?

Sim, dá para saber. Cada gravador digital tem o ruído interno do seu funcionamento e existe o ruído ambiental. Trabalha-se com os dois para saber se houve ou não uma edição do som, com o software específico de análise de ondas sonoras. Por isso, não dá para fazer análise tão rapidamente. Um perito vai analisar de milissegundo a milissegundo.
Exame

PUBLICIDADE:


Você que deseja aprender essa técnica e ampliar os atendimentos em seu espaço, ofereço o curso em um formato VIP com base em todos os meus anos de conhecimento e estudos de casos!
Informações por inbox e no WhatsApp:+55 67 9994-5382