Brasil

Novas placas padrão Mercosul serão implantadas em 2017

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou na sexta-feira (27) a resolução que estipula os prazos para a substituição da placa de licença para a frota nacional. De acordo com a norma, as placas de identificação no padrão do Mercosul deverão estar presentes em todos os veículos em circulação no Brasil até 2020.
PUBLICIDADE:
13092106_1611666555820465_6080931976589998881_n

De acordo com a Resolução 590, as novas placas deverão ser substituídas a partir de 1º de janeiro de 2017 para os veículos zero quilômetro, assim como modelos em processo de transferência de município ou de propriedade (venda particular), ou quando houver a necessidade de substituição.

A nova placa tem fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e, ao centro, o nome do país. O desenho é muito parecido com a placa que se vê na União Europeia. A três letras e quatro números invertem de proporção: serão quatro letras e três números, em qualquer ordem — desde que o último caractere seja numérico. Segundo cálculos matemáticos, o modelo atual tem 175 milhões de combinações possíveis; no novo, serão mais de 450 milhões.

Um sistema integrado de consulta compilará dados sobre o veículo e o proprietário, incluindo eventual histórico de roubos e furtos.

A nova placa será do mesmo tamanho da utilizada atualmente. Apenas carros de passeio precisam ter placas dianteira e traseira. Motocicletas, quadriciclos, reboques, tratores e guindastes serão identificados apenas pela placa traseira.CGNEWS
PUBLICIDADE:
CHOCA

Comentarios

Más popular

Arriba