MS tem dívida de 94% da receita, oitava maior entre os estados

Mato Grosso do Sul aparece como o oitavo estado mais endividado do país, com dívida que chega a 94% da receita anual de 2015. Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro lideram o ranking, com percentual que passa dos 200% e acarreta em penalidades, como a impossibilidade de contrair novos débitos.
Dados do Tesouro Nacional e do Banco Central divulgados hoje pela Folha de São Paulo, mostram que os estados são os que mais sofrem financeiramente com a queda na arrecadação federal, devido a crise.
O nível de endividamento resulta em problemas financeiros para os estados. O levantamento mostra que, praticamente todos sofrem algum tipo de fragilidade fiscal, seja queda na receita, contas no vermelho, endividamento ou gastos com pessoal em excesso.
Mato Grosso do Sul está com nível alto de dívida, mas a situação é mais favorável do que em outros sete estados. Por aqui, a crise financeira não é novidade. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2015, tem dito que a situação é crítica.
No ano passado, fez um mutirão de corte de gastos em cada secretaria para otimizar os recursos e aumentou os principais impostos, como ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPVA (Imposto sobre a propriedade de Veículo automotor).
Fonte: Campo Grandenews