Confira as cinco frutas para o verão

O verão chegou e com ele as frutas que são excelentes fontes de carboidratos, vitaminas, minerais, compostos bioativos e fibras. Elas podem ser utilizadas como sobremesa, pequenos lanches, associadas a iogurte como um lanche intermediário na parte da tarde, ou pós-treino como repositor de carboidratos.

Para manutenção da saúde recomenda-se a ingestão diária de pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes, uma vez que quanto maior a variedade alimentar e o colorido, maior a chance de atender às necessidades de vitaminas e minerais.

“Sempre que possível, dê preferência ao consumo de produtos orgânicos, pois são produzidos naturalmente respeitando os recursos naturais, produzidos sem “venenos” ou sementes modificadas”, garantiu a nutricionista Cristiane Perroni.

Melância

Cerca de 90% do seu volume é composto por água e possui baixíssimo valor energético. É fonte de carboidratos, licopeno, pigmento com potente ação antioxidante, vitamina C, vitaminas do complexo B (exceto riboflavina), aminoácido citrulina (não essencial e precursor da arginina, que estimula a produção de óxido nítrico – vasodilatador) e minerais como potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Uma porção = uma fatia grande 300g equivalendo a 20g carboidratos.

Abacaxi

É fonte de carboidratos, vitamina A, vitamina C, complexo B e minerais, como potássio, magnésio, cálcio. Auxilia na digestão, devido à presença de bromelina, uma mistura de enzimas que atuam na decomposição de proteínas facilitando a digestão. Duas fatias de 150g equivale a 20g carboidratos.

Carambola

Excelente fonte de carboidratos, vitamina C, pigmento carotenoide e taninos. Alto potencial antioxidante (combate aos radicais livres). É rica em ácido oxálico, mas deve ser evitada por indivíduos com cálculos de oxalato ou doenças renais. Porção = duas unidades equivalendo a 20g de carboidratos.

Figo

É excelente fonte de fibras (possui efeito laxativo), vitamina C, vitaminas do complexo B (B1 – tiamina, B5 – ácido pantotênico e B6 – piridoxina), vitamina A e minerais como potássio, fósforo, manganês, cobre, magnésio, ferro e cálcio. Auxilia na regularização intestinal e no processo digestivo. Contém boa quantidade de oxalato, deve ser evitado por indivíduos com cálculo renal. Duas unidades grandes ou quatro pequenas, é igual a 20g de carboidratos.

Fruta do Conde

É fonte de carboidratos, fibras, vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio, fósforo, cálcio, ferro, magnésio, cobre e flavonoides. Os flavonoides possuem alto potencial antioxidante inibindo a ação dos radicais livres e protegendo as células. Uma unidade grande equivale a 20g de carboidratos.
DOURADOS NEWS