Com reação do comércio, abertura de lojas volta a ser positiva após 3 anos

Depois de 34 meses, a abertura de lojas no comércio voltou a ser positiva em outubro. Isso significa que, pela primeira vez, desde dezembro de 2014, os varejistas abriram mais lojas do que fecharam ao longo do mês – um reflexo direto da retomada das vendas a partir de agosto. Como abrir lojas envolve investimentos e contratações, o dado está sendo considerado pelo setor como um indicativo de que a recuperação do varejo veio para ficar e deve ser um dos motores de crescimento da economia no ano que vem.

Em outubro, entre abertura e fechamento de pontos de venda, o saldo ficou positivo em 1.202 lojas, aponta estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) a partir dos dados das varejistas informantes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foi o primeiro resultado mensal positivo desde dezembro de 2014, antes da crise. No mesmo mês do ano passado, o comércio mais fechou do que abriu lojas. O saldo ficou negativo em 6.809 pontos de venda.

O pior momento para o varejo foi na virada de 2015 para 2016, quando o saldo líquido de novas lojas ficou negativo na casa de 10 mil pontos de venda por mês, diz o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes. “Fechar lojas da forma como o varejo fechou nos últimos anos é realmente jogar a toalha”, afirma.
==========================
CDE NEWS.
PUBLICIDADE
El mayor medio de comunicacion de la frontera, Ciudad del Leste e Foz do Iguaçu
i.imgur.com/removed.png
con FM CDE news
espresas del grupo www.capitanbado.com

-============================

Segundo ele, dos termômetros do comércio, o saldo de abertura de novas lojas talvez seja o mais importante, porque as vendas sobem e descem em função de datas comemorativas e de variáveis macroeconômicas, mas o varejista se adapta. Agora, a decisão de abrir e fechar uma loja é uma sinalização de longo prazo. “Olhando os dados de janeiro a outubro, vemos claramente que o comércio varejista foi deixando a crise para trás.”

Neste Natal, por exemplo, as vendas tiveram seu maior crescimento desde 2010, revertendo três anos consecutivos de retração, segundo o SPC Brasil. O avanço já vinha sendo registrado ao longo do ano.

As vendas do varejo ampliado, que inclui materiais de construção e veículos, tiveram a primeira reação em três anos, no acumulado de janeiro a outubro, com alta de 3,2%, em relação ao mesmo período de 2016. O economista diz que não esperava uma reação simultânea de crescimento de venda e de abertura de lojas, como ocorreu.

Ele atribui esse movimento a quatro fatores: desaceleração da inflação, que ocorre desde o primeiro semestre; redução histórica da taxa básica de juros, hoje em 7% ao ano; liberação de recursos extraordinários, como os das contas inativas do FGTS e os do PIS/Pasep; e reação do emprego.

‘Despiora’

Apesar da reação registrada em outubro, no acumulado do ano, o varejo mais fechou do que abriu lojas. O saldo foi negativo em 17.306 pontos comerciais. Entre janeiro e outubro do ano passado, esse resultado estava negativo em 82.118. “O número de lojas fechadas caiu muito, houve uma ‘despiora’”, observa.

ENCARNACION NEWS
PUBLICIDADE
El mayor medio de comunicacion de la frontera,Encarnacion – Paraguay e Misiones – Argentina
i.imgur.com/removed.png
Espresa del grupo www.capitanbado.com

==========================
SALTO DEL GUAIRA AL DIA
PUBLICIDADE

PARAGUAY DIGITAL

PUBLICIDADE:

WWW.PARAGUAYDIGITAL.COM
FM PARAGUAY DIGITAL – 24 HORAS DE MUSICA PARAGUAYA.

A estimativa do economista da CNC é que 2017 termine ainda com saldo negativo. Nas suas projeções, os dois últimos meses do ano não serão suficientes para reverter o acumulado até agora.

Ele ressalta que houve um movimento generalizado de novos negócios, em todos os segmentos, apesar de a maioria dos saldos continuar negativa.

Um ponto que chama a atenção é que, dos dez ramos do comércio varejista, só o de farmácias e perfumarias teve saldo positivo acumulado até outubro, de 303 lojas. A difusão da melhora do comércio também é observada em todas as regiões do País.

A centenária Pernambucanas, por exemplo, inaugurou no início de dezembro sua primeira unidade em Juiz de Fora (MG), na mesma semana, a rede de supermercados Hirota abriu uma nova unidade do modelo express em São Paulo. O grupo MGB, dono das bandeiras Mambo, inaugurou em meados deste mês uma loja de atacarejo do Giga e vai inaugurar mais 13 pontos de venda no ano que vem.

A perspectiva é que o saldo de novas lojas volte ao azul no ano que vem. “Em períodos eleitorais há um movimento pró-consumo”, diz Bentes, que prevê alta de 4,5% a 5% nas vendas do varejo ampliado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.