‘Delete seu Facebook’, aconselha fundador do Whatsapp após escândalo

Por: Carlos Augusto Fernandes

Em meio ao escândalo do roubo de dados de mais de 50 milhões de usuários do Facebook, um dos fundadores do Whatsapp, o empresário Brian Acton, iniciou uma campanha com um objetivo: fazer você deletar sua rede social.

“Chegou a hora, #deleteoFacebook”, publicou Acton em uma mensagem no Twitter. O texto simples rendeu mais de 14 mil curtidas e foi republicado mais de 7,6 mil vezes pelos usuários da rede social.

A mensagem faz referência ao episódio do fim de semana, em que foi revelado que o Facebook teria fornecido dados pessoais de usuários à empresa Cambridge Analytica, de maneira irregular.

A Cambridge é uma empresa que trabalha com processamento de dados. As informações do usuário foram utilizadas em campanhas eleitorais, como a do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Acton chegou a trabalhar por um curto período de tempo para o Facebook, uma vez que a empresa que ajudou a fundar, o Whatsapp, foi vendido para a rede social de Marck Zuckerberg em 2014, por 16 milhões de dólares.

O Facebook tenta reverter de todas as formas o impacto do escândalo. Na terça-feira (20), a empresa registrou uma perda de quase 50 bilhões de dólares em seu valor de mercado, logo após as denúncias.