CPTEC afirma que chuvas acima do normal estão previstas para os próximos três meses

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), durante o mês de agosto, o fenômeno El Niño continuou se intensificando na região equatorial do Oceano Pacífico, com anomalias positivas de temperatura da Superfície do Mar (TSM) que excederam 3ºC em torno da longitude 120º W. O forte déficit pluviométrico observado na maior parte das Regiões Norte e Nordeste pode ser atribuído, parcialmente, à influência deste fenômeno.
Ainda no decorrer do mês de agosto, o estabelecimento de um sistema anômalo de alta pressão atmosférica adjacente à costa leste da América do Sul manteve a atividade frontal concentrada ao sul do Brasil causando baixa pluviometria e temperaturas elevadas no centro-sul do País.
A previsão por consenso para o trimestre outubro, novembro e dezembro de 2015 (OND/2015) indica maior probabilidade dos totais pluviométricos sazonais ocorrerem na categoria abaixo da faixa normal climatológica em grande parte da Região Norte, com distribuição de probabilidade de 20%, 30% e 50% para o extremo norte e de 25%, 35% e 40% na faixa que vai do Amazonas ao Tocantins, respectivamente para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica.
O Centro ainda ressalta que esta previsão também se aplica ao norte, oeste e centro da Região Nordeste. A previsão indica maior probabilidade de chuva acima da faixa normal climatológica no centro-sul da Região Sul, com probabilidades de 40%, 35% e 25% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Para a região que compreende o sul dos Estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, o Paraná e o nordeste de Santa Catarina, a previsão por consenso indica maior probabilidade das chuvas situarem-se dentro da faixa normal climatológica, a saber: 35%, 40% e 25% para as categorias acima, dentro abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente.
Já na grande área central do País, há maior probabilidade do período chuvoso iniciar com ligeiro atraso entre meados de outubro e início de novembro. A previsão por consenso indica temperaturas variando em torno a acima dos valores normais na maior parte do Brasil, no decorrer do referido trimestre.
Veja aqui as previsões para a Primavera: http://www.agrolink.com.br/noticias/primavera–esta–231—227-o-sob-influ–234-ncia-do-el-ni–241-o_223432.html
publicidade>: