Amambai, Tacuru e Paranhos recebem Smartphones

Equipamentos interligados com a Secretaria de Estado da Saúde possibilita o monitoramento em tempo real de focos do Aedes Aegypti e otimiza as ações no combate ao mosquito.

O Governo do Estado realizou a entrega na terça-feira, 12 de dezembro, em Amambai, 34 smartphones à agentes de endemias de três municípios, Amambai, Tacuru e Paranhos.

Os equipamentos, vinte e dois para Amambai, seis para Tacuru e seis para Paranhos serão utilizados pelos agentes de endemias nas ações em campo, principalmente no combate e prevenção a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus, por exemplo.

Os smartphones Samsung J5, que a Secretaria de Estado de Saúde é para serem usados como o “telefone principal” dos agentes epidemiológicos, vem equipado com chip 3GB de internet/mês e por meio de aplicativo, será empregado para transmitir praticamente em tempo real dados e informações de setor por setor de cada município em relação a surgimentos de focos do Aedes Aegypti.

Com o emprego dessa tecnologia Governo do Estado espera ter conhecimento mais amplo sobre a situação dos municípios e planejar ações mais eficazes no combate as endemias.

Segundo do secretário municipal de saúde em Amambai, Sérgio Périus, os smartphones são parte de um kit que inclui também computador e uniformes para os agentes de endemias dos municípios. O kit completo foi entregue simbolicamente pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinado Azambuja, durante ato recente em Campo Grande.

Segundo o secretário, Amambai já recebeu o computador e agora os smartphones. Já os uniformes serão entregues futuramente tendo em vista atraso na confecção.

O ato de entrega dos equipamentos na terça-feira em Amambai aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença, além de Sérgio Périus, de vereadores, entre eles o presidente da Câmara de Amambai, Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos”, o vereador Robertino Dias e o vereador Darci José da Silva e do secretário municipal de saúde em Tacuru, João Ricardo Gaia.

O ato entrega também contou com a presença dos coordenadores do Controle de Vetores de Amambai, Leonildo Acosta, o “Léo”, Claudinei Nicola, de Paranhos e André Vera, de Tacuru, além de agentes de endemias dos três municípios.

progresso