Agricultor aproveita estiagem e intensifica colheita de soja em MS

O sol dá as caras em Mato Grosso do Sul e os sojicultores não perdem tempo, ligam as máquinas e aceleram na colheita de soja safra 2015/2016 que, de acordo com o Siga – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, ferramenta de monitoramento da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, até o momento 2% da área total de 2,4 milhões de hectares foi colhido. De acordo com o Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, pelo menos até a próxima quarta-feira (27), o tempo permanecerá estável, com temperaturas que variam entre 19ºC e 34ºC e probabilidade de chuva que não ultrapassa 5%.
Com clima propício, a recomendação do presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, é que os produtores aproveitem a janela e intensifiquem a colheita do grão. “Os trabalhos de retirada da soja ganham força a partir de agora, após as elevadas precipitações, que inviabilizaram a entrada de colheitadeiras na lavoura, principalmente no Sul do Estado, região que mais sofreu com as chuvas”, afirma Bortolotto.
PUBLICIDADE:
FLORESTA
É o caso do sojicultor, Heberton José Andrade, que cultiva a oleaginosa em uma área de 6.500 hectares no município de Cassilândia, região que também sofreu com a longa temporada de chuva. “Estou colhendo a soja que foi dessecada há 15 dias, calculo que na minha propriedade a média será de 48 sacas por hectare”, explica o agricultor que conclui a atividade ainda hoje.
A média estimada por Andrade está próxima do volume projetado pela Associação para o Estado que é de 50 sacas por hectare. Apesar dos riscos de prejuízos, a produção estimada é de 7,2 milhões de toneladas, 4,1% maior que no ciclo anterior.
PUBLICIDADE:
banner-anuncie