Economia

Número de criadores de senepol cresce 33% em um ano e a expectativa é de mercado aquecido em 2016

Número de criadores de senepol cresce 33% em um ano e a expectativa é de mercado aquecido em 2016

Na busca por animais eficientes com alta produtividade que possam ser criados em menor espaço, a baixo custo, criadores de todas as regiões do país encontram na raça senepol agilidade na reposição, com impacto positivo na produção de carne de qualidade em 2016. Essa foi a aposta de 91 criadores que passaram a investir na raça Senepol em 2015, que de acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Bonivos Senepol (ABCB) representa 33% dos atuais 364 investidores da raça em solo brasileiro.

De acordo com o diretor presidente da ABCB e criador mineiro, Gilmar Goudard, o mercado será aquecido em 2016, puxado pela necessidade de proteína vermelha no mercado e pelas características do senepol. “A rusticidade, adaptabilidade e precocidade, são descrições que todo pecuarista deseja na propriedade, com o objetivo de viabilizar rendimento em todos os aspectos. Esses aspectos atraem novos investidores todos os anos e foram responsáveis pelo aumento em 48% do valor circulado em leilões da raça no ano passado, média que deverá se manter em 2016”, enfatiza o presidente, ao alertar distanciamento da crise.

O pecuarista de Uberlândia (MG), Itamar Netto, que se dedica à raça senepol há 11 anos, acredita que o crescimento de investidores acontece também devido ao acesso às informações de rentabilidade. “Pesquisadores têm sido efetivos em divulgar o impacto do uso do senepol no plantel e isso atrai pecuaristas que antes eram resistentes, por falta de informação”, pontua. “As novilhas, por exemplo, destacam-se pela grande produção folicular, muitas vezes acima da média nacional, o que garante eficiência reprodutiva, facilitando a multiplicação do rebanho”, exemplifica o criador.

Como estratégia de democratização da raça e de atração de novos investidores em 2016, Goudard e Netto, juntamente com o pecuarista Leonardo Galvão Netto e Carlos Roberto Carneiro, e outros parceiros, já no início do ano apostam no formato de leilão virtual e disponibilizam no mercado cerca de 30 novilhas doadoras, 60 vacas e novilhas com prenhes e paridas. “Apresentar o senepol como raça de extrema eficiência em diversos aspectos aos pecuaristas, e mostrar os reais potenciais da raça, com excelente custo benefício, são objetivos do evento virtual que programamos para os dias 17 e 20 de fevereiro”, aponta Galvão Netto.

Segundo a organização do evento virtual a expectativa é de comercializar os animais com preço acessível. A estratégia é atrair investidores de outros estados proporcionando condições especiais de frete e parcelamento que chegam a 36 vezes.

PUBLICIDADE:
pablito
PABLITO PUBLICIDADES,EM CAP.BADO
CEL. 0981-936 811
PORTONES,REJAS,EXTRUCTURAS METALICAS,FORRO,PLACAS,BANNES,LETREROS Y OTROS.
LLAMA Y HACEMOS TU PRESUPUESTO SIN COMPROMISO.
FACE BOOK AQUI.
CIUDAD DE CAPITAN BADO – AMAMBAY

Comentarios

Más popular

Arriba