Dólar fecha em leve alta em relação ao real

Dólar fecha em leve alta em relação ao real

G1

O dólar fechou em leve alta em relação ao real nesta terça-feira (1), à espera de novos desdobramentos na cena política brasileira e ainda sem forças para uma correção firme mesmo depois de ter se aproximado de R$ 3,10 na véspera.

A moeda norte-americana subiu 0,25%, a R$ 3,126 na venda. No ano, o dólar acumula queda de 3,81% em relação ao real.

“O mercado está de lado, esperando os acontecimentos de amanhã”, afirmou o analista de câmbio da corretora Gradual Investimentos, Marcos Jamelli.

Ele referiu-se ao fato de que, no dia seguinte, a Câmara dos Deputados deve votar se autoriza ou não o Supremo Tribunal Federal (STF) a continuar trabalhando na denúncia por crime de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer, com base nas delações de executivos do grupo J&F.

A expectativa era de que esse processo seja barrado pelos parlamentares, mas as tensões no mercado devem continuar porque outras denúncias contra o presidente podem ocorrer, já que Temer também é investigado por crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa.

“O placar da votação será analisado com lupa por agentes políticos e econômicos, isso porque deve dar sinais claros sobre se Temer resiste a uma segunda denúncia”, destacou a corretora H.Commcor em relatório a clientes.

No exterior, o dólar tinha oscilações tímidas ante uma cesta de moedas, ainda perto das mínimas em 13 meses, e também ante divisas de países emergentes, como os pesos chileno e mexicano.