Chuvas no Centro-Norte do país podem promover interrupções de colheita em MT e GO, mas não atrapalham safra

Quem plantou soja precoce, teve o clima ao seu favor no momento certo. Porém, na época da colheita, as chuvas começam a atrapalhar e os períodos longos de invernada podem se repetir em períodos mais curtos, em especial no Centro Oeste do Brasil.

De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, a condição é normal para o período. As situações nas quais houve veranico nos anos anteriores foram consequência do El Niño, mas agora, com um La Niña fraco e um clima normalizado, a maior parte do tempo é de calor e períodos de chuvas fortes e rápidas.
A condição atinge principalmente os estados do Mato Grosso e de Goiás. Segundo o meteorologista, os produtores devem se organizar para trabalhar nos intervalos. Assim, bons resultados de colheita poderão ser obtidos.
Além disso, ele aconselha os produtores a não dessecarem a soja. Deixar a planta secar em seu período natural é uma alternativa para desviar do período do excesso de chuvas, o que deve ocorrer na segunda quinzena do mês.
Para os próximos dias, também estão previstas chuvas para o Matopiba e para o Paraná, com algumas pancadas isoladas podendo chegar até mesmo a 100mm.
Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas
INMOBILIARIA CAPITANBADO
PUBLICIDAD:
“Lo que Buscas,Nosotros Tenemos”

==========================================