Economia

Aprosoja/MS apresenta custos de produção da safra 2016/2017 no Estado

Aprosoja/MS apresenta custos de produção da safra 2016/2017 no Estado

Nos últimos oito meses, 11 municípios de Mato Grosso do Sul foram percorridos para levantamento detalhado dos custos de produção no cultivo de soja e milho na safra 2016/2017. A iniciativa integra o projeto MEA/MS (Mapeamento da Economia Agrícola de Mato Grosso do Sul), realizado pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
PUBLICIDADE.

Os resultados desses levantamentos serão apresentados nesta quinta-feira (25), no Sistema Famasul, em Campo Grande, a partir das 8h, por meio de dados analisados por analistas da Famasul e da Embrapa Agropecuária Oeste, sediada em Dourados, que é co-realizadora do projeto.

Na ocasião, será apresentada a realidade agrícola das cidades de Três Lagoas, Maracaju, Sidrolândia, Ponta Porã, Iguatemi, Naviraí, Chapadão do Sul, Sonora, Costa Rica, São Gabriel e Amambai.

Metodologia

Nos 11 municípios visitados, painéis foram montados com a participação de cerca de 110 produtores rurais. As reuniões permitiram o levantamento detalhado das despesas com insumos como sementes, defensivos, fertilizantes, maquinário e manutenção de equipamentos, assim como mão de obra e preço da terra ao produtor, que se difere em casos em que a terra é do agricultor ou arrendada por ele para a atividade.

Desta forma, o MEA/MS produz uma radiografia dos custos de produção e rentabilidade das diferentes regiões produtoras de grãos do Estado, incluindo municípios com agricultura ainda consolidada, mas com potencial sustentável de crescimento.

Aplicativo com dados do MEA/MS

Essas informações ficarão disponíveis em um aplicativo gratuito para smartphones, que também será apresentado na próxima quinta-feira. Os custos informados no APP criado pela Aprosoja/MS, também em parceria com a Semagro, servirão como base de dados para apoiar o produtor rural na tomada de decisões e investimentos.

No mesmo APP o agricultor poderá usar dados próprios para consultar a rentabilidade de seu negócio, dando sustentabilidade e estratégia às suas ações.

O evento de apresentação dos resultados do MEA/MS – Safra 2016/2017, acontecerá no próximo dia 25, quinta-feira, com café da manhã a partir das 8h na sede do Sistema Famasul, na Rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira.

Além da Famasul, apoiam a iniciativa o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS) e os Sindicatos Rurais.

Fonte: Assessoria Aprosoja MS

Agropeguaria PANTANAL
PUBLICIDADE:

Comentarios

Más popular

Arriba