Dólar cai 0,65% e fecha em R$ 4,02 em dia de pouca variação

Da REUTERS
SÃO PAULO – O dólar fechou em queda nesta sexta-feira ao fim de uma sessão marcada por oscilações pequenas, com investidores dando um respiro após a forte volatilidade dos últimos dias apesar da queda dos preços do petróleo e das incertezas locais.
O dólar recuou 0,65 por cento, a 4,0227 reais na venda, após fechar com alta ou queda de mais de 1 por cento nas três sessões anteriores. Na semana, o dólar acumulou alta de 0,83 por cento.
PUBLICIDADE:
outdoor-strida 3
“O mercado estava muito agitado nesta semana e agora precisa diminuir a marcha um pouco, recarregar as energias”, disse o operador da corretora Intercam Glauber Romano.
Publicidade
Os preços do petróleo retomavam a queda nesta sessão.
Preocupações com a sobreoferta global da commodity vêm alimentando o pessimismo nos mercados e reduzindo a demanda por ativos mais arriscados, como o real.
No Brasil, a volatilidade vem sendo acentuada também por preocupações com a possibilidade de o governo recorrer ao afrouxamento fiscal para combater a fraqueza na economia. O governo anunciou nesta tarde contingenciamento de 23,4 bilhões de reais, mas propôs flexibilizar a meta de resultado primário de forma a permitir déficit de 60,2 bilhões de reais.
“Nossa impressão inicial é de que isso parece algo bastante marginal. Certamente está bem aquém das medidas mais determinadas necessárias para estabilizar as finanças públicas do Brasil”, escreveu o economista-chefe para mercados emergentes da consultoria Capital Economics, Neil Shearing, em relatório.
Ainda assim, o BTG Pactual revisou para baixo suas estimativas para o dólar, projetando que a moeda norte-americana deve encerrar o ano a 4,15 reais e recuar a 4,10 reais no ano que vem, refletindo as menores expectativas para os rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos. As estimativas anteriores apontavam 4,35 reais nos dois anos.
A dívida norte-americana vem sendo afetada por expectativas de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, evite elevar os juros em meio às turbulências econômicas globais.
Nesta manhã, o Banco Central promoveu mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em março, vendendo a oferta total de 11,9 mil contratos. Ao todo, a autoridade monetária já rolou 6,969 bilhões de dólares, ou cerca de 70 por cento do lote total, que equivale a 10,118 bilhões de dólares. EXAME
PUBLICIDADE:
empresa_banner