Óleo de coco: Conheça as 1.001 utilidades do produto queridinho de famosas

Yasmin Brunet e Khlóe Kardashian são fãs do óleo de coco (Foto: reprodução)
Multiuso e preferido das famosas, o óleo de coco é o destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. E esse sucesso não é à toa: além de poder ser usado nos fios e na pele, ele também é benéfico para a alimentação e grande aliado na rotina fitness.
“Usá-lo com equilíbrio e procurar por uma versão extra virgem e sem adição de substâncias como conservantes que alteram o cheiro e sabor, por exemplo, são as dicas para tirar o maior proveito dele”, aconselha Roberta Thawana, nutricionista funcional da Clínica Karina.
Yasmin Brunet foi uma das primeiras celebs brasileiras a levantar a bandeira do óleo de coco para o cuidado com fios. Com um dos cabelos mais desejados do momento, não demorou muito para que seus seguidores aderissem ao truque. Khloé Kardashian também já revelou em entrevistas que é adepta do óleo de coco para retirar a maquiagem e que ele faz parte da sua rotina de beleza.
Aprenda aqui como usar o produto em suas várias utilidades:
Para os cabelos
Adeus frizz
Os fiozinhos arrepiados podem ser eliminados com apenas algumas gotinhas de óleo de coco. Aplique um pouco do produto na mão, dê uma leve aquecida esfregando as duas palmas e espalhe pelo comprimento, você pode fazer isso com o cabelo seco ou após o banho.
Hidratação power
Misturar uma pequena quantidade de óleo de coco à sua máscara hidratante pode deixar o tratamento para os fios mais potente. “Uma dica prática é acrescentar algumas gotinhas (sem exageros!) do produto ao xampu ou condicionador para criar um cuidado diário com o cabelo. Um visual mais brilhante e saudável vai ser percebido de cara”, revela a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira.
Para a pele
Adicione hidratação
Usar o óleo de coco para hidratar a pele é uma ótima alternativa. “Por ter uma composição química leve, ele é absorvido rapidamente pelo nosso corpo, o que potencializa a ação hidratante, além de ajudar a repor a película protetora da pele”, explica o dermatologista da Clínica Daia Venturieri, Domimberg Ferreira. Tente incorporar o produto à sua rotina de banho.
Cutículas perfeitas, sim!
Ninguém merece aquela pelinha descamada ao redor da unha que é um prato cheio para cutucar e acabar com o esmalte da semana. Aposte no óleo de coco para deixar a região mais macia e fortalecer as unhas.
Demaquilante natural
Usá-lo para retirar a maquiagem pode ser uma ótima maneira de limpar e ainda hidratar a pele do rosto ao mesmo tempo. “Para evitar qualquer sensação de melado, principalmente nas peles oleosas, use um sabonete adstringente depois”, aconselha a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira.
Pele renovada
O óleo auxilia na reposição da camada protetora da pele e adiciona a ela mais elasticidade e resistência, além de ter ação antioxidante, o que ajuda a diminuir os sinais e revitalizar a pele. “Esse tratamento não precisa ser feito todos os dias, aplique o óleo antes de dormir duas vezes na semana” aconselha Roseli Siqueira.
Lábios macios
Não descuide da hidratação labial! A pele da boca também precisa de cuidados e o óleo de coco é uma ótima alternativa.
Para comer
Pré-treino Power
Formado por uma gordura de rápida absorção, ele é uma ótima fonte de energia e pode ser usando antes da malhação. “Para otimizar ainda mais seus benefícios, junte ao óleo de coco um alimento rico em cafeína, como café ou chá verde, pois eles farão o papel de um termogênico, acelerando o metabolismo”, diz a nutricionista Roberta Thawana.
Fritura “boa”
Por conta de sua composição, ao ser colocado em alta temperatura ele é mais saudável do que um óleo comum. “A ideia é usá-lo como uma alternativa nos alimentos que precisam ser fritos. Porém, o uso em demasia pode até ser prejudicial à saúde, já que ele tem em sua composição gordura saturada. Equilíbrio é a palavra de ordem aqui”, finaliza Roberta Thawana.
PULICIDADE.

============================================